Turismo mundial tem maior índice de confiança em 6 anos

[Por Mercado&Eventos, 18/10/16] De acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (18) em Lisboa pelo IPDT –  Instituto de Planejamento e Desenvolvimento do Turismo, entidade afiliada a Organização Mundial do Turismo, o índice de confiança médio no desempenho e recuperação da indústria mundial do turismo atingiu, no mês de setembro, o índice mais elevado desde março de 2010, chegando aos 83,6 pontos, um acréscimo de 2,8% face ao último registro observado em abril deste ano.

Segundo dados do Barômetro do IPDT,  nos próximos seis meses, a demanda turística externa e o investimento privado deverão registrar um movimento positivo no cenário mundial. Por sua vez, o painel de membros do IPDT acredita que a carga fiscal, o investimento público e a procura turística doméstica deverão manter-se, sendo que 35% dos consultados na pesquisa, admitam ainda que o investimento público poderá ser menor.

Cerca de 80% dos consultados acreditam que períodos como o Natal e a temporada das festas na passagem do ano terão resultados mais positivos do que os registrados no mesmo período em 2015 no que toca a receitas, pernoites e número de turistas do mercado internacional.  Já o mercado doméstico deverá registrar uma evolução idêntica ao ano anterior, sem grandes oscilações.

No Brasil, neste período de final de ano, o mercado doméstico deve registrar crescimento e o internacional cair. O painel do Barómetro destacou ainda fatores como a promoção e comunicação, a qualificação de mão de obra especializada e a redução da carga fiscal  como as principais apostas para o desenvolvimento sustentável do turismo doméstico.

Já a decisão do Reino Unido que se prepara para abandonar a União Europeia  não terá inicialmente maiores consequências no setor de acordo com o Boletim.

Fonte: Publituris

Deixe uma resposta