Sustentabilidade como propulsor da inovação no turismo

[Por Mercado&Eventos, 09/11/16] Esgotamento dos recursos naturais e aumento da desigualdade social são dois grandes problemas atuais de sustentabilidade, e o turismo é totalmente influenciado por essas questões. Mas se de um lado o turismo é impactado, de outro ele pode ser uma força transformadora.

Em palestra bastante provocativa na HSM Expo Managment 2016, Rebecca Henderson afirma categoricamente que esses desafios são propulsores da inovação e sucesso corporativo, e que esses grandes problemas podem sim ser solucionados e liderados pela iniciativa privada.

A meu ver, o setor do turismo possui papel de destaque neste cenário por possuir uma estrutura extremamente pulverizada e com alto poder de influência sobre as pessoas, uma vez que o turismo trabalha especificamente no mundo das sensações, emoções e relacionamento humano.

E como o Turismo pode impactar positivamente neste movimento?

Trabalhar o turismo como forma de diminuir a desigualdade social e valorizar a manutenção dos recursos naturais é um grande desafio, mas devido à natureza fragmentada do setor, muitas pequenas ações disruptivas podem se tornar um grande movimento.

As empresas que souberem aproveitar esse momento para revolucionar a forma como fazemos Turismo receberão destaque.

Mas o enfrentamento desses problemas em larga escala requer soluções inovadoras num ambiente incerto e arriscado.

E a sua empresa, está preparada?

Deixe uma resposta