SICOOB: Voluntários atuam em evento internacional de escoteiros

A cidade de Foz do Iguaçu (PR) sediou o JamCam (16º Jamboree Scout Interamericano e 3º Camporee Scout Interamericano), o maior evento escoteiro já realizado no Brasil. O encontro, que teve início no dia 4 de janeiro e se encerra nesta sexta-feira (10/01), conta com a parceria do Instituto Sicoob, que ministra uma das 43 oficinas disponibilizadas aos cerca de oito mil jovens participantes.

 

Oficina – A oficina, que tem duração de uma hora e aborda o tema a educação financeira, foi conduzida por uma equipe formada por voluntários do Instituto Sicoob, da Unidade de Desenvolvimento Cooperativo do Sicoob Unicoob, do Sicoob Três Fronteiras e do Sicoob Sul. A proposta é que por meio do curso, os participantes desenvolvam um planejamento financeiro para conquistar um objetivo comum do grupo.

 

Parceria – A parceria entre os Escoteiros do Brasil e o Instituto Sicoob foi viabilizada por meio do Sicoob Sul. Desse movimento, houve a prática do princípio da intercooperação entre a cooperativa de Curitiba e o Sicoob Três Fronteiras, de Foz do Iguaçu, por meio da atuação das voluntárias no evento.

 

Participantes – Representando o Sicoob Três Fronteiras, as voluntárias participantes do JamCam são a Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) e analista de Comunicação, Marina Delai; a secretária Executiva, Luciana Assis; a analista de Cadastro, Alinne Miskalo e a analista de Marketing, Rafaela Caroline Gomes. Pelo Sicoob Sul, a voluntária atuante é a PAE, Regiane Noronha. As voluntárias do Sicoob Três Fronteiras tiveram um desafio extra na programação: auxiliar na condução das oficinas no idioma espanhol, já que o evento reúne jovens de países como Paraguai, Argentina, Peru e Chile.

 

Intercooperação – Segundo Marina, a soma de esforços das cooperativas, Central e Instituto Sicoob resultou em um exercício de intercooperação concluído com êxito. “Pudemos contribuir com a missão de difundir a educação financeira para jovens de vários cantos do mundo e despertar o interesse deles pelo planejamento financeiro para a conquista de objetivos e sonhos”, afirma. (Imprensa Sicoob)

 

Sobre o JamCam

Os Escoteiros do Brasil receberão jovens de todo o continente na cidade de Foz do Iguaçu, em janeiro de 2020, para celebrar o mais importante evento da Região Escoteira Interamericana: o JamCam – 16º Jamboree Scout Interamericano e 3º Camporee Scout Interamericano.

O JamCam é um evento que reflete toda a diversidade e energia do Movimento Escoteiro, representa a oportunidade para que jovens de todo o continente se reúnam e compartilhem sua cultura em um só lugar. O JamCam será um evento inspirador, que contribuirá para que os jovens se desenvolvam e colaborem na construção de um mundo melhor.

Durante uma semana será oferecida uma grande variedade de atividades. Os jovens poderão desfrutar de momentos emocionantes, viverão estimulantes aventuras, aprenderão coisas novas, desenvolverão habilidades e farão amizades duradouras.

Vivenciaremos toda a riqueza da diversidade cultural do nosso continente, unidos pelos valores e laços de fraternidade do Movimento Escoteiro. Nos vemos em Foz do Iguaçu em 2020!

Fonte: https://www.escoteiros.org.br/jamcam2020/sobre-o-jamcam.php

Fonte: http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php?option=com_content&view=article&id=126031:sicoob-voluntarios-atuam-em-evento-internacional-de-escoteiros&catid=15:informe&Itemid=870&acm=5295_4159

Mais posts: https://abeocpr.com.br/noticias