Lançado o Masterplan Paraná Turístico 2026

Comemorado no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo foi escolhido como data para o lançamento do Masterplan Paraná Turístico 2016 – Pacto para um destino inteligente, elaborado em construção conjunta e pactuada entre poder público, iniciativa privada e a sociedade civil do Estado e das regiões turísticas.

A metodologia se dividiu em três fases: na primeira, que durou de julho de 2015 a março de 2016, foram realizadas oficinas, discussões e pesquisas para a definição das metodologias e expectativas para o Paraná turístico. Na segunda fase, entre março e agosto, foram realizadas as oficinas e grupos focais para a análise situacional com órgãos públicos do turismo e entidades representativas das atividades turísticas do setor (hospedagem, alimentação, eventos, transporte, agenciamento, guias de turismo e imprensa). Já a terceira fase, encerrada com o lançamento oficial do projeto, foi de estruturação do documento oficial e sua validação.

Eixos Estratégicos

eixos-para-materia

O masterplan será orientado por três eixos estratégicos de ação, definidos com base na Política Estadual de Turismo e na análise de diversos documentos relacionados ao tema, sendo eles: Governança e Sustentabilidade, Qualidade e Competitividade e Marketing e Inovação.

Governança e Sustentabilidade: Desenvolver o turismo por meio de um planejamento estratégico e integrado, articulado e incorporado ás políticas dos vários setores interdependentes.

Qualidade e Competitividades: Desenvolver, ampliar, qualificar e dinamizar a oferta turística disponibilizada pelo poder público e pela iniciativa privada.

Marketing e Inovação: Fomentar e promover o destino Paraná e seus produtos turísticos nos mercados nacionais e internacionais.

O masterplan ainda abrange o perfil dos turistas que visitam o Paraná, pauta os subsídios para a execução do Paraná Turístico 2016 e traça os objetivos estratégicos para a a implementação das futuras ações práticas para a construção do Paraná Turístico 2016.

Confira o Masterplan na íntegra

Deixe uma resposta