ABEOC – PR apoia o 13º Festival das Cataratas.

Sustentabilidade é palavra-chave do 13º Festival das Cataratas

Superando recordes e se reinventando a cada edição, o Festival das Cataratas estará ainda maior em 2018. Na 13ª edição do evento – que será realizada em Foz do Iguaçu (PR) nos dias 20, 21 e 22 de junho – o espaço dedicado para a Feira de Turismo e Negócios, principal evento complementar, ganhou um mais 1.500 m² em comparação ao ano passado.

Parte dos estandes já está comercializada, mas ainda há espaços disponíveis para os expositores. Uma oportunidade para participar de uma grande vitrine de produtos e serviços do turismo nacional e internacional. Entre as novidades da edição está a realização de Rodadas de Negócios com operadores da América Latina, o que deve gerar um grande volume de investimentos. Outras ações já consolidadas estão confirmadas, como o Salão do Vinho Argentino, o Salão MICE Cataratas e o Salão de Turismo de Compras.

A integração entre a academia e o mercado é outro diferencial do Festival, que por meio do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu – principal evento técnico-científico do setor no Brasil – reúne mais de mil estudantes de todo o Brasil e outros países da América do Sul. Em 2017, o Fórum contabilizou um número recorde de trabalhos submetidos: 270, entre artigos científicos e resumos expandidos.

A preocupação socioambiental também sempre é levada em consideração durante as atividades do Festival. Por isso, anualmente o evento realiza a compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) por meio do plantio de árvores nativas. No trabalho realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (Idestur), a metodologia utilizada é a GHG Protocol (GreenhouseGasProtocol), reconhecida internacionalmente por empresas e governos no cálculo das emissões diretas.

Além disso, todos os materiais gráficos e de folheteria são produzidos com materiais reciclados, assim como as bolsas distribuídas ao público que têm como matéria-prima garrafas PET. Para que as ações não parem por aí, os participantes recebem sementes de espécies nativas da região. Nesta mesma linha, a Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, promovida em parceria com a Itaipu Binacional, abre espaço para os produtores de base familiar da região apresentarem produtos e serviços sustentáveis. A comunidade local também é beneficiada com a geração de empregos diretos e indiretos, além de ter acesso livre à Feira de Turismo e Negócios em um dos dias do evento.

Esta atuação do Festival já foi premiada por dois anos consecutivos com o Selo Sesi ODS de Evento Sustentável. As atividades têm ligação direta com pelo menos cinco dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo Responsável (12), Combate às Mudanças Climáticas (13), Vida sobre a Terra (15) e Parcerias pelas Metas (17).

Em 2017, nos 209 estandes 1780 expositores apresentaram mais de 1176 marcas, entre agências de viagens, operadores de turismo, empresas aéreas, meios de hospedagem e de gastronomia, destinos, atrativos, entre outros. Para este ano, a expectativa dos organizadores é de superar estes números e os mais de 8 mil participantes registrados no ano passado.

13º Festival das Cataratas

O Festival das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli

Dias: 20, 21 e 22 de junho de 2018

Local: Rafain Palace Hotel & Convention

Foz do Iguaçu – PR – BR

045 3029 6603 / 99975 2402

 

Festival das Cataratas nas redes

Site: festivaldascataratas.com

Facebook: facebook.com/festiva

Twitter: twitter.com/

Instagram: instagram.com/festi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *